PicPay atinge ‘break-even’ antes do previsto e reporta lucro

Companhia alcançou lucro de R$ 20 milhões no último trimestre, revertendo prejuízo de R$ 516 milhões e triplicou a receita pelo terceiro ano consecutivo, chegando a R$ 2,9 bilhões em 2022

O PicPay atingiu o lucro líquido de R$ 20,4 milhões no quarto trimestre de 2022 e reverteu prejuízo de R$ 516 milhões no mesmo período do ano anterior. O break-even (equilíbrio entre despesas e receitas) estava previsto para 2024 e foi antecipado graças à melhora operacional da companhia, que conseguiu triplicar as suas receitas pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado, a empresa alcançou a marca de R$ 2,9 bilhões, um salto de 156% em relação a 2021. Na comparação trimestral, a receita cresceu 75%, e chegou a R$ 761 milhões.

“Em 2022, o PicPay ampliou o portfólio de produtos, escalou serviços e manteve o foco em eficiência, redução de custos e reforço do engajamento da base”, diz André Cazotto, executivo responsável por Relação com Investidores, Estratégia e M&A da companhia. Cazotto aposta na mesma lógica para manter o crescimento com rentabilidade em 2023.

Como resultado da expansão da receita combinada com maior eficiência, a companhia também registrou o primeiro EBITDA positivo, de R$ 33,2 milhões no trimestre. No ano, o prejuízo caiu 64% em relação a 2021, de R$ 1,9 bilhão para R$ 693 milhões.

O TPV da companhia acompanhou o ritmo acelerado das outras linhas do balanço e aumentou 66%, chegando a R$ 57,5 bilhões no último trimestre. O TPV total para o ano de 2022 foi de R$ 199 bilhões, contra R$ 92 bilhões em 2021, uma expansão de 115%.

No ano passado, o PicPay entregou aos clientes uma prateleira farta, com lançamentos todos os meses e destaque para o Pix, que passou a permitir parcelamento e também foi integrado ao QR Code, o que contribuiu para aumento do volume transacionado no ecossistema; portabilidade de salário, gestão de boletos (Contas em Dia), seguros Pix e Celular, Cofrinhos (ferramenta para guardar dinheiro), que ajudam na busca pela ‘principalidade’ dos clientes. Outro produto que avançou em 2022 foi o PicPay Card, que movimentou R$ 21 bilhões, expansão de 179% anual.

Além disso, em 2022 a companhia diversificou sua oferta de produtos de crédito, incluindo linhas colateralizadas, como empréstimo FGTS, e em investimentos, como P2P e P2B Lending (para pessoas e empresas) e cripto, que atingiu um milhão de clientes em apenas cinco meses após o lançamento. A PicPay Store, outra das unidades de negócio do PicPay, diversificou as categorias de produto, integrou grandes parceiros e entrou em novos segmentos, como o de viagens, ao passar a oferecer passagens aéreas.

A ativação da base resultou em um aumento de 46% no gasto médio trimestral desses usuários, de R$ 1.300 para R$ 1.894. Os novos clientes também estão mais engajados, consomem em média quatro produtos e três vezes mais rápido do que os antigos. São 30 milhões de clientes que usaram o PicPay nos últimos trinta dias. Aqueles com saldo em conta somaram 22 milhões, com R$ 10 bilhões de depósitos, um aumento de 56% no comparativo anual.

André Cazotto conta que a ampliação do portfólio com foco em eficiência deve permanecer, e a companhia vai olhar ainda mais para produtos colateralizados. Prova disso é a aquisição recente da BX Blue, marketplace de crédito consignado. Portanto, os investimentos em tecnologia, produtos e aquisição também devem se manter em 2023.

A companhia ainda acredita que 2023 será bastante beneficiado pela evolução das entregas do Open Finance. O PicPay aderiu à fase 2, obteve a licença de iniciador de pagamentos e chegou a um milhão de consentimentos.

Outra frente que deve evoluir este ano é a PJ (pessoa jurídica), com um cardápio de produtos mais robustos e próximo ao que é oferecido ao público pessoa física. No ano passado, essa frente foi responsável por escalar a aceitação do PicPay, com entrada em grandes varejistas e integração do QR Code PicPay em todas as principais maquininhas do país.

“Nosso foco é continuar crescendo com rentabilidade e escalar nossos produtos e serviços em busca de um relacionamento mais próximo com a nossa base. Queremos ser a principal opção financeira das pessoas e de seus negócios quando o assunto é dinheiro”, conclui o executivo.