Os esforços das empresas do grupo J&F para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus atenderam, até o momento, mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Brasil. Foram distribuídas 42 toneladas de alimentos e 528 toneladas de produtos de higiene e limpeza a comunidades vulneráveis e hospitais. O grupo adotou, também, medidas de apoio aos que estão na linha de frente do combate à covid-19, como a doação de 1 milhão de máscaras cirúrgicas por mês a instituições de saúde e asilos de mais de 100 cidades.
Outros 200 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais e sapatilhas descartáveis, também foram destinados a hospitais públicos. As ações envolvem cidades de 17 unidades da federação onde o grupo tem unidades fabris.
A J&F desenvolveu parcerias com projetos que atuam em comunidades de alta vulnerabilidade social, como o Voluntariado do Hospital Israelita Albert Einstein, a Central Única das Favelas (Cufa) e as entidades Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, Instituto Ronald McDonald e Amigos do Bem.
O aplicativo de pagamentos PicPay criou uma Central de Doações para essas entidades, que estão isentas de taxas e têm seu trabalho divulgado para a base de 16 milhões usuários da carteira digital. O app também isenta de taxa as transferências de renda emergenciais de órgãos do estado para os cidadãos, como o programa Merenda em Casa do Governo de São Paulo, que beneficia 700 mil alunos da rede pública de ensino.
Para promover as contribuições à Central de Doações, a fintech tem apoiado lives de grandes nomes da música nacional – foram 10 até o momento, incluindo as do projeto Amigos e da dupla Sandy e Júnior. Por meio do aplicativo, os shows arrecadaram mais de R$ 5 milhões.
Só PicPay realizou uma doação de R$ 500 mil à Cufa, entidade da qual o aplicativo é parceiro na arrecadação de fundos para a iniciativa Mães da Favela. O projeto dá bolsas de R$ 120 para mulheres de comunidades de 12 estados. A parceria da J&F com a Cufa prevê, também, a doação de alimentos e a arrecadação de produtos que já compuseram as 470 mil cestas básicas entregues a famílias de comunidades.
Já o Banco Original contribui com R$ 60 adicionais para cada cliente da instituição atendido pelo auxílio emergencial ao trabalhador do governo federal. Os beneficiários do programa cujo pagamento for depositado em suas contas no Original receberão, portanto, R$ 660.
Proteção aos colaboradores – Para além das ações sociais, o grupo assumiu o compromisso de manter o abastecimento das famílias brasileiras e a segurança de seus colaboradores. JBS, Flora e Eldorado Brasil, que atuam em setores essenciais e não podem parar, adotaram rígidas medidas de proteção aos trabalhadores.
Todos os profissionais pertencentes a grupos de risco foram afastados da linha de frente. Também foram distribuídas máscaras (de uso obrigatório) e adotadas medidas de distanciamento seguro. As empresas ainda promoveram vacinação gratuita contra o vírus H1N1. No PicPay e Banco Original, o efetivo está 100% em home office.
Os mais de 137 mil funcionários do grupo no Brasil mantiveram seus empregos e novas contratações já foram anunciadas – 3 mil, entre vagas diretas e indiretas, apenas pela JBS.