Movimento é estratégico e vai impulsionar cada uma das marcas em seu segmento mais forte
O PicPay, ecossistema de serviços financeiros, vai incorporar a operação de varejo do Banco Original, que passará a se concentrar apenas no atacado a partir de julho. Isso significa que as contas de pessoa física cadastradas no Original passam a ser do PicPay e o banco segue sua trajetória de olho no crescimento do atacado, com clientes dos segmentos de pessoa jurídica, corporate e agro.
O movimento tem como objetivos impulsionar cada uma das marcas no seu segmento mais forte — PicPay no varejo e Original no atacado —, aproveitar sinergias entre as operações para ganhar eficiência e acelerar a esteira de novos produtos.
A partir de julho, o portfólio disponível hoje no Original estará no app PicPay. Não haverá qualquer prejuízo aos clientes, que continuarão com acesso às mesmas funcionalidades, como cartão de crédito e débito — sem a necessidade de trocar nem o plástico — e o seu programa de pontuação, mesmos limites, opção de conta compartilhada e gerente de atendimento. O mesmo vale para empréstimos e outros produtos financeiros.
As funcionalidades do Original se somam ao ecossistema financeiro completo que já existe no PicPay, como a conta digital com maior rendimento automático em 30 dias, de 102% do CDI, investimentos, a opção de movimentar todas as contas bancárias no mesmo app com uma experiência única e também ferramentas de gestão financeira, como os Cofrinhos.
Os usuários começaram a ser comunicados, com todas as orientações, nesta quinta-feira (15). Clientes do Original que ainda não tenham conta no PicPay só precisam baixar o app e fazer login com os mesmos dados (CPF e senha). A partir de julho, todas as informações do usuário que estavam no banco serão automaticamente disponibilizadas no PicPay, app que passará a ser utilizado para acessar a conta do cliente pessoa física. Caso já seja usuário do PicPay, não é preciso fazer nada.
Também será possível acessar todas as informações do histórico no Original por meio do app PicPay. Isso será feito a partir da chamada ‘Conta das contas’, que permite visualizar e movimentar outras contas bancárias pelo app por meio do Open Finance.
Foco na estratégia core e eficiência
O PicPay e o Original são controlados pela J&F Participações, holding que detém as empresas financeiras do grupo J&F. Mais do que buscar eficiência, a nova fase permitirá que as duas companhias se especializem ainda mais no seu core business, foquem em ampliar seu crescimento de operações já rentáveis e evitem uma eventual competição pelo mesmo cliente.
“A decisão por fazer esse movimento estratégico foi tomada depois de termos realizado uma estratégia bem-sucedida nas duas empresas, entregando tudo o que prometemos e até mais. À medida que os negócios se desenvolveram, entendemos que é a hora de ampliar a expertise de cada uma das companhias no seu segmento core e expandir ainda mais as operações”, afirma José Antônio Batista, presidente do conglomerado financeiro do grupo J&F.
Com dez anos de história, o PicPay revolucionou o mercado ao inserir o pagamento por QR Code no dia a dia das pessoas, e hoje se consolidou com uma operação sólida e rentável. “A vinda do varejo do Original acelerou o portfólio do PicPay, sem abrir mão das entregas que já estavam previstas. O maior beneficiado é o cliente, que, além de não ter nenhum prejuízo em relação ao que já utilizava, ganha mais produtos e serviços para facilitar a sua vida. E o usuário que já estava no PicPay terá um app ainda melhor”, destaca Eduardo Chedid, presidente do PicPay.
O Original, por sua vez, já possui forte presença no atacado, atuação consistente que vem crescendo e registra lucro há mais de sete anos. “Vamos dar continuidade a uma operação sólida e ampliá-la, com foco total nos negócios que deram origem à trajetória do banco e o transformaram em uma referência no mercado, no Agronegócio, Corporate e agora no Empresas. Nosso objetivo é continuar a atender com rapidez e transparência os nossos clientes e proporcionar a eles uma experiência ainda melhor”, afirma o presidente do Banco Original, Luiz Meneguetti.
“De agora em diante, vamos dar continuidade e ampliar essas duas operações saudáveis e lucrativas, com muito mais eficiência”, reforça José Antônio. “Temos a certeza de que a nova fase vai nos permitir entregar ainda mais valor para os nossos clientes, sejam do varejo, com PicPay, ou do atacado, com Original”, conclui.