Compromisso com a ética
A J&F considera a ética, a transparência e a integridade como pilares fundamentais para o desenvolvimento de seus negócios. Comprometido em atender às melhores práticas internacionais e leis vigentes nos países em que atua, o Grupo adotou um amplo Programa de Compliance e está totalmente engajado em manter o mais alto padrão de conduta em todos os seus relacionamentos internos e externos, incluindo interações com a administração e agentes públicos, além do setor privado.
Todas as empresas que compõem o Grupo J&F possuem um Programa de Compliance único e rigoroso, além de Código de Conduta e Ética harmonizado e canais de denúncia administrados por empresa externa e independente. A estrutura do programa se aplica igualmente a todas as empresas.
O Canal de Ética do Grupo J&F foi instituído para proporcionar aos colaboradores, clientes e parceiros de negócios um meio de comunicação confidencial e seguro para relatar suspeitas, ou reais violações ao Código de Conduta e Ética, legislação vigente, missão, valores, crenças, normas e procedimentos internos.
Para garantir a melhoria contínua, são aplicados treinamentos para todos os níveis hierárquicos nas empresas do Grupo, reforçando a importância do Programa de Compliance, e disseminando com frequência e respectiva importância todas as políticas anticorrupção, em todos os países em que o Grupo opera.
Pilares do Programa de Compliance da J&F
Passe o mouse sobre cada pilar para saber mais sobre ele
Canal de Denúncia e Investigação
Nosso canal de ética é confidencial, externo e independente, disponível 24 horas por dia para qualquer pessoa, por meio de telefone, e-mail e site, ampliando ao máximo o seu acesso.
Comprometimento e apoio de alta direção
Acreditamos que para ter um programa robusto e fortalecer uma cultura de compliance e transparência, nossa liderança deve ser guardiã e exemplo de integridade e ética.
Due Diligence
A análise prévia e revisão periódica de terceiros e parceiros de negócios, sejam pessoas físicas ou jurídicas, é essencial para mitigar os riscos de integridade nesses relacionamentos. Essa avaliação evita um relacionamento com empresas ou parceiros que possam nos expor a um desvio do Código de Conduta ou mesmo a riscos legais.
Controles internos
Os controles internos estabelecem as regras para a revisão e aprovação de atividades, documentação, processamento e registro das transações, garantindo transparência e minimizando riscos operacionais e de compliance.
Melhoria Contínua
A melhoria contínua vai além das expectativas e exigências dos stakeholders da organização, também compreende as constantes alterações de mercado e de tecnologia. Com isso, o Compliance encara uma quebra de paradigma na descoberta de novas ferramentas, mantendo viva a atualização de políticas e procedimentos para que estejam alinhados com as leis, os regulamentos e as melhores práticas, nunca deixando de olhar para o futuro.
Avaliação de risco
A base do programa de compliance é uma robusta análise de riscos de integridade e conformidade. O processo é realizado para entendermos nossas principais fragilidades e nortear a adoção de mecanismos de mitigação adequados à relevância dos eventuais riscos e seu monitoramento contínuo.
Código de Conduta, Políticas de Procedimentos de Compliance
O Código de Conduta é o documento de referência para que todos os nossos negócios ocorram em conformidade com as leis, a ética, a integridade e a transparência. Ele é base para as relações com entidades governamentais, agentes públicos, fornecedores, parceiros de negócios e entre os próprios colaboradores.
Monitoramento e Auditoria
A efetividade do Programa de Compliance é medida pelo desempenho de indicadores divididos nos oito pilares. O monitoramento da execução dos programas pelas empresas controladas é realizado constantemente pelas áreas de Auditoria Interna e Compliance da holding.
Comunicações e Treinamentos
Códigos, políticas e procedimentos são ineficazes se não forem conhecidos, dominados e vivenciados no dia a dia de todos os colaboradores e parceiros de negócio. Por isso, investimos fortemente na comunicação e no treinamento dos colaboradores desde o primeiro dia de trabalho, fortalecendo a cultura de integridade.
CANAL DE DENÚNCIA
Entre em Contato:
Perguntas Frequentes
Quando você escolhe enviar informações através do nosso canal de denúncia, pode ter confiança de que elas serão recebidas por uma empresa independente e especializada. Nossa prioridade é garantir sigilo absoluto e o tratamento adequado para cada situação. Devido à natureza confidencial do canal, não podemos fornecer detalhes sobre como conduzimos as investigações. No entanto, para que você possa
acompanhar o progresso da sua denúncia, será atribuído um número de protocolo exclusivo que permitirá verificar o status do seu relato. Estamos comprometidos em garantir transparência e confiabilidade em todo o processo.
O Canal de Denúncia do Grupo J&F é operado por uma empresa terceirizada, de acordo com as melhores práticas. Ele conta com um sistema próprio e preparado para a recepção, tratativa e retorno ao relator. Este sistema possui controle de acesso por usuário e fluxo de tratamento das informações, garantindo que o relato seja direcionado somente para quem realmente é o responsável pelo caso e pela correta tratativa.
As informações dos relatos serão armazenadas por tempo indeterminado com objetivo de realizar o processo de apuração e conclusão do caso.
Todo relator, anônimo ou não, tem a garantia de não retaliação descrita em política específica do Grupo J&F. Também é vigente no grupo a política de investigação, que garante que todos os casos serão tratados de acordo com as regras estabelecidas.
Sim. O mais importante de um relato é o conteúdo, e não o relator. O foco da apuração será sempre sanar o problema reportado e, toda necessidade de contato com o relator é efetuada por intermédio do site. Por isso é importante sempre anotar o número do protocolo.
O relato, seja efetuado por telefone, e-mail ou site é recebido por uma empresa externa e especializada, que inclui as informações necessárias para a apuração do caso em uma plataforma própria. Nesta plataforma, o Grupo J&F não possui capacidade para acessar, identificar ou requisitar qualquer informação adicional sobre o indivíduo que fez o relato, além daquelas inicialmente fornecidas para identificação.
Mesmo que seja possível prever a identidade de uma pessoa, a apuração da denúncia não considera quem é relator. O foco da apuração é apenas baseado nas alegações feitas pelo denunciante e na conduta inadequada do denunciado.
Anote sempre o número do protocolo, é por ele que você poderá acompanhar o andamento do caso e também por onde ocorrerão as trocas de informações para apuração da denúncia.
Para garantir a identidade do relator e o sigilo das informações prestadas, caso perca o número do protocolo será necessária a abertura de um novo relato.