Âmbar conclui aquisição de quatro usinas hidrelétricas da Cemig em Minas Gerais


Operação reforça presença da companhia em geração renovável

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, concluiu nesta quinta-feira (16/10) a aquisição de quatro usinas hidrelétricas da Cemig, todas localizadas em Minas Gerais. Juntas, as unidades somam 14,8 megawatts (MW) de capacidade instalada.

A operação é resultado do leilão realizado na B3, em dezembro de 2024, no qual a Âmbar venceu o certame para aquisição, em lote único, das usinas Marmelos (4,0 MW), em Juiz de Fora; Martins (7,7 MW), em Uberlândia; Sinceridade (1,4 MW), em Manhuaçu; e Machado Mineiro (1,7 MW), em Águas Vermelhas.

Com a conclusão do processo, a Âmbar passa a operar 20 unidades hidrelétricas em Minas Gerais e Santa Catarina, ampliando sua presença em geração renovável. Atualmente, a empresa possui um portfólio com 50 unidades geradoras, considerando negócios em fase de fechamento: solares, hidrelétricas, a biodiesel, a biomassa, a biogás, a gás natural, entre outras.

Esse movimento reforça a estratégia da companhia de manter um portfólio amplo e complementar de fontes, apoiando a transição energética para uma matriz de baixo carbono no país. “A Âmbar tem como prioridade garantir segurança energética ao país, e isso só é possível com um portfólio diversificado de ativos. A aquisição dessas hidrelétricas reforça a nossa estratégia de atuar em todas as frentes que sustentam a transição de maneira responsável”, afirma Marcelo Zanatta, presidente da Âmbar Energia.

Rolar para cima