A J&F Investimentos realizou nesta segunda-feira (5) uma apresentação virtual do novo texto dos Códigos de Conduta e Ética das empresas do grupo. Essa atualização visa alinhar ainda mais o Código à cultura e aos valores do Grupo. Na prática, agora, JBS, Eldorado Brasil Celulose, Âmbar Energia, Flora e Canal Rural, além da própria holding, passam a adotar um documento uniformizado.
Pela primeira vez, o grupo realizou uma reunião – live – com a participação de cinco presidentes das empresas do grupo: Âmbar, Canal Rural, Eldorado, Flora e J&F. A JBS já havia adotado o código atualizado em setembro.
“Todas as empresas possuíam seus códigos de conduta, mas este momento foi muito marcante porque reforçou para todos os colaboradores a importância que o tema tem para o grupo e para suas principais lideranças”, afirma José Antonio Batista, presidente da J&F Investimentos.
A live, transmitida para todos os colaboradores, foi mediada pelo Diretor de Compliance da J&F Investimentos, Lucio Batista Martins, que destacou: “Nossos sete valores são os mesmos em todo o grupo, por isso nossa conduta também deve ser a mesma”.
Na abertura da transmissão, José Antonio Batista relacionou a missão do grupo com o mote da campanha de comunicação de Compliance: “Faça sempre o certo”. “Nossa missão é sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer e só é possível ser o melhor fazendo o que é certo”, disse.
O Código de Conduta e Ética é a base dos programas de Compliance corporativos. Trata-se do documento que registra as regras e orientações mais gerais sobre a conduta que se espera dos colaboradores e parceiros de negócio, como fornecedores e clientes.
Durante a live, Lucio Martins e os presidentes destacaram que o Código não é um documento feito para ficar no computador ou na gaveta, e sim para ser vivenciado na prática. “Para que isso ocorra, é fundamental o engajamento da liderança, dando o exemplo e sendo multiplicador das informações sobre Compliance”, disse o presidente da Eldorado, Aguinaldo Gomes Ramos Filho.
Junto à atualização dos Códigos de Conduta e Ética, o grupo J&F inaugura uma identidade visual unificada para os Programa de Compliance das empresas do grupo. A inspiração gráfica foi a imagem de uma bússola, que aponta o norte e indica a rota a ser seguida. Os departamentos de Compliance das empresas do grupo têm metas auditadas de comunicação com os colaboradores sobre os temas mais relevantes do ano.
Destaques – Live do Grupo J&F sobre o novo Código de Conduta e Ética
José Antonio Batista, presidente da J&f Investimentos
“Tudo o que é a empresa hoje vem sendo construído há 67 anos, desde o meu avô. Já somos mais de 260 mil funcionários, presentes em mais de 190 países. Com certeza, não seria possível chegar até aqui se não estivesse muito claro para nós os nossos valores, a nossa cultura e a nossa missão. Sem dúvida, não dá para sermos os melhores se não estivermos sempre fazendo o certo”.
Sergio Caldas, presidente da Flora
“Ética é a vivência de todos os valores do grupo. Se você tem humildade, que é um dos valores, por exemplo, você prioriza o nós, e não o eu.
Marcelo Zanatta, presidente da Âmbar
“É gratificante fazer parte desse grande movimento. A unificação dos códigos será um marco para nós. Nos últimos três anos, foram investidos mais de R$ 60 milhões em Compliance, 172 mil colaboradores foram treinados, 7,3 mil relatos foram recebidos nos canais de ética e mais de 300 políticas foram revisadas ou criadas”.
Julio Cargnino, presidente do Canal Rural
“O Código de Conduta e Ética é a base para o programa de compliance. É uma referência para que a gente sempre faça o certo, como uma bussóla que indica o caminho que devemos seguir. Por isso é tão essencial que todos leiam o Código e tirem suas dúvidas”.
Aguinaldo Ramos Filho, diretor-presidente da Eldorado
“O Compliance é feito no dia a dia, por todos nós. O Código de Conduta não é um documento para ficar guardado na gaveta. É muito importante o engajamento da liderança nesse processo, dando o exemplo.”