J&F lança Código de Conduta Empresarial

O Grupo J&F acaba de dar mais um passo rumo à transparência e integridade em seus negócios. Como parte do processo de reestruturação que tem sido implementado em suas empresas, a holding lançou o Código de Conduta, elaborado pela Diretoria de Compliance.

O manual, que é redigido em linguagem direta e bastante clara, apresenta as diretrizes gerais relacionadas aos valores e às atitudes que a corporação endossa e que devem ser seguidos por todos os membros do Grupo.

“O Código contém os pontos que fundamentaram a criação da nossa empresa há mais de 65 anos. Ele traz nossos princípios, não somente como um empreendimento, mas também como pessoas. Trata-se de uma pedra fundamental que vai nos guiar, com segurança, por uma estrada em direção ao crescimento sustentável”, afirmou o presidente do Grupo J&F, José Antonio Batista Costa. “Afinal, o Brasil mudou e nós também mudamos”.

José Antonio Batista Costa: “Participação das equipes e dos profissionais da J&F é fundamental para colocar Código em prática.”

O evento de lançamento teve a participação dos colaboradores da J&F e das equipes das empresas coligadas. JBS, Flora, Âmbar e Banco Original desenvolveram códigos de conduta próprios, que são alinhados às diretrizes estabelecidas no documento da holding.

José Antonio destaca que o documento demonstra bem que a intenção da corporação não é a de progredir a qualquer modo, mas sim amparado em valores éticos e transparentes: “É nas situações mais adversas que vemos como uma empresa pensa o seu desenvolvimento e é justamente isso que buscamos com o Código.”

Canais de ética – Para o diretor de Compliance, Emir Calluf Filho, o objetivo principal é que o Código de Conduta seja um instrumento presente no cotidiano das equipes que atuam no Grupo.

“Desejamos que ele seja usado no dia a dia, a ponto de se transformar em um livro de cabeceira, e não que fique disposto simplesmente em uma prateleira ou empilhado em cima da mesa de nossos profissionais”, afirmou.

Emir Calluf Filho: “Trata-se de um instrumento que deve estar presente no dia a dia do Grupo.”

“Contamos também com canais de comunicação específicos, em que nossos colaboradores podem relatar uma preocupação ou até mesmo fazer uma denúncia, tudo de maneira confidencial e anônima. Sem dúvida alguma, todas essas medidas que o Grupo J&F vêm adotando facilitam o compliance e corroboram essa sua nova fase, baseada na transparência, na ética e na integridade”, disse.

Apoio de todos – José Antonio Batista Costa destaca que a participação das equipes que compõem o Grupo é essencial para que o Código seja realmente aplicado: “A participação de nossos profissionais é fundamental nesse sentido e temos certeza de que todas essas iniciativas representam algo maior que, inclusive, vão não somente nos ajudar a crescer, mas também contribuir para mudar o Brasil, de modo que nos tornemos um país melhor no futuro.”

Para saber mais a respeito do Código de Conduta e as ações de compliance, clique aqui.