J&F implanta programa de compliance na holding e empresas do grupo

A J&F Investimentos está implantando seu programa de compliance para consolidar a cultura nas empresas do grupo. O processo faz parte do acordo de leniência assinado em 24 de agosto de 2017 com o Ministério Público Federal, que vem sendo plenamente cumprido.

As empresas do grupo, como JBS, Flora, Âmbar, Banco Original e Eldorado, terão seus programas de compliance, que estão em diferentes fases de implementação. Em alguns casos, como o da JBS, a implantação já está avançada. No dia 20 de fevereiro de 2018, será apresentado o cronograma conjunto para todo o Grupo será apresentado ao Ministério Público, conforme prazo previamente estabelecido.

A holding, que é a responsável pela execução do acordo celebrado com o MPF, dará a diretriz, mas cada empresa do grupo desenvolverá seu próprio programa a partir de suas necessidades e da natureza do setor em que atuam. Está em execução a redação de um código de conduta que servirá de baliza para a organização.

Outra etapa programada é a implantação de um canal próprio de denúncias que será gerido por uma empresa externa especializada, o que garantirá plena eficiência e execução em padrões internacionais. A implantação e gestão dos canais de denúncia serão realizados por empresas terceiras especializadas e com expertise reconhecida pelo mercado.

Para conduzir o processo foi criada a Diretoria de Compliance da J&F, que será coordenada por Emir Calluf Filho. Ele comanda uma equipe dedicada, além de empresas fornecedoras especializadas que dão suporte à implantação do programa.